segunda-feira, 29 de março de 2010

Primeiro dia...

Estou super cansado, acordei às 06h00 da manhã! Não sei como...Barrigua roncando, sono desregulado, fuso todo atrapalhado, totalmente atordoado...rs Fui até a cozinha, dei uma olhada nas coisas. Ontem a noite quando cheguei a Freda, dona da casa, me explicou rapidamente sobre onde ficam as coisas na cozinha, talheres, pratos, comida etc., mas só hoje pela manhã consegui ver direito pois ontem estava escuro (eles economizam muito a luz aqui, ontem ela nem acendeu a luz direito pra me mostrar as coisas...rs) e também era tarde eu queria mais dormir do que qualquer outra coisa. Bom, mas enfim, dei uma volta pela casa pra conhecer, o que vi não era lá muito bom, louças sujas, banheiro sujo, a casa é grande mas toda bagunçada e muito desorganizada. Acho que não dei sorte na minha homestay...rs Mas bola pra frente, era um risco que eu corria. Dei uma lida nas orientações de utilização da casa e nada demais, limpar o que sujar, economizar luz e tomar banho somente uma vez por dia de no máximo 4 minutos!! Isso mesmo, 4 minutos! Aqui na Austrália existe uma grande restrição à utilização de água, eles tem grandes problemas com isso por aqui, passaram por problemas sérios de seca e todo o país vive numa eterna força tarefa pra reduzir o consumo de água. Vocês devem estar pensando "Tudo bem que haja restrição de água, mas 4 minutos é f...!" rs Mas é isso aí galera, e isso não é só aqui em casa não, a maioria das homestays e também as residências comuns tem esse cuidado (saudade dos meus banhos de 30 minutos no meu apartamentinho no Cosme Velho...rs). Isso é bom pra gente aprender a economizar água também, vivemos num país com abundantes recursos naturais, inclusive água, e desperdiçamos muita coisa!! Enquanto aqui, no outro lado do mundo, as pessoas tomam banho somente uma vez por dia e em 4 minutos, e conseguem viver numa boa desse jeito, uma lição pra gente. Eles possuem uma população de 18 milhões de pessoas e essa economia faz uma boa diferença pro planeta, imagina se nós fizéssemos isso também, somos 180 milhões de pessoas, seria uma economia 10 vezes maior, o planeta certamente agradeceria a gentileza...Vamos pensar bem antes de regar os jardins, lavar os quintais, os carros e as calçadas se não for extremamente necessário. E eu prometo que vou parar de tomar banhos de 30 minutos quando voltar pro Brasil...rs
Tomei meu café, cereal com leite, uma maçã e uma xícara de Nescafé. Já de barrigua cheia pensei que talvez fosse interessante ir até a escola onde vou estudar, minhas aulas estão planejadas pra iniciar somente semana que vem, dia 05/04, mas resolvi ir até lá pra conhecer o caminho e a estrutura da escola. Não queria ficar uma semana de bobeira aqui nessa casa fétida...rs Tomei um banho (de 4 minutos), preparei minha mochila e sai pela rua perguntando como fazia pra chegar à estação Tooronga, de onde eu pego o trem pro centro, onde fica a escola. Cheguei tranquilo na estação, fiquei meio perdido pra comprar o ticket, não existem caixas, somente uma máquina onde você mesmo compra seu ticket colocando moedas (coins) ou cédulas de no máximo AUD 10. Eu estava meio sem saber o que fazer e então perguntei pra uma moça como fazia pra usar a máquina e chegar ao meu destino. Ela se chamava Suzi, uma australiana super simpática, foi comigo até a Melbourne Central Station, a estação onde eu deveria saltar, saiu comigo na rua e me orientou como chegar ao meu destino, show. Lá fui eu em direção à escola. Meio perdido na rua, claro. Aqui é tudo ao contrário, o trânsito é mão inglesa e o motorista fica no lado do carona...rs Numa rua de mão dupla, antes de atravessar, você tem que olhar pra direita, não pra esquerda.


Muito estrangeiro na rua, muito mesmo, muito asiático, vocês não podem imaginar quanto asiático tem aqui, parece que estamos em Hong Kong, China, Taiwan, Japão. A impressão que dá é que existem mais asiáticos que australianos em Melbourne. Nas ruas você vê milhares de estabelecimentos específicos para cultura asiática, restaurantes tailandeses, vietnamitas, chineses, japoneses, aqueles letreiros gigantes com as descrições em língua asiática, aquelas letrinhas malucas que só eles entendem...rs

Cheguei à escola e perguntei se eu poderia já participar de alguma atividade essa semana, pois não queria ficar à toa até semana que vem. O cara da recepção ligou pra gerente e ela liberou para que eu começasse hoje!! Great!! Eu então fiz o teste de nivelamento com ela, primeiro umas questões de marcar e depois uma prova oral. Ao contrário do que eu esperava eles me colocaram na turma intermediária, não na iniciante. Comecei hoje mesmo, show! Minha turma é pequena, um mexicano, um cara da Córea do Sul, uma Japonesinha e um outro de Taiwan. O professor é figura, um australiano gordão e engraçado. Até que para o primeiro dia foi tudo bem, preciso treinar meu ouvido, tenho dificuldade de entender ainda o que eles falam...

Voltei pra casa na boa usando as dicas da Suzi. Quando cheguei estava lá meu jantar me esperando, 3 batatas cozidas, salada e frango assado. O meu companheiro de casa é mesmo um chinês, gente boa. O jantar é servido entre 18 e 19h00, eu tenho que estar em casa neste horário senão corro o risco de perder a "bóia"...rs A dona da casa fica na mesa fazendo uma sala com a gente, pergunta do nosso país, nossos planos, nossos gostos, nossa família, nossos hábitos etc. Não sabia se comia, se tentava entender ela, se respondia, se tentava entender o chinoca também...Putz! O sotaque do chinoca ninguém merece, é praticamente um dialeto que mistura mandarim e inglês, f...rsrs Ah, além dos dentes podres ela tem a unha suja também..rs
Vou dormir agora, estou feliz por ter conseguido começar logo o curso... :)

Um comentário: